segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Quem sou eu? [...]

Por: Rodrigo de Moraes Pinheiro

Vou novamente tentar responder uma das questões mais difíceis de se responder com sinceridade:
"Quem sou eu?"
uma das mais antigas e repetidas perguntas que eu já ousei me fazer, a pergunta que eu mais tentei e que mais vou tentar responder, e darei mais uma resposta, mesmo tendo ciência de que não será a ultima, nem a definitiva, apenas uma momentânea realidade...
Quem sabe futuramente ao reler, eu não me inspire, não me relembre, quem sabe eu consiga responder novamente essa pergunta daqui a algum tempo, e ao comparar todas as mudanças da vida, tudo que passei, e o que esses momentos adicionaram, ou subtraíram de mim, eu possa melhorar, ser alguém em quem confiem, ser alguém mais autêntico...
Já pensei em escrever um livro pra responder essa questão,  pra tentar retratar um pouco o que sou,  mas não sou bom com grandes textos ou em criar histórias, não consigo incentivar muito uma pessoa, não sou convincente e nem persuasivo, acho que não me daria bem como escritor. O máximo que consigo escrever são pensamentos, frases, sentimentos, somente coisas minhas, eu não consigo escrever sobre coisas que não vivi. As poucas histórias que crio são baseadas em alguma outra...
Minha escrita é direta, sem muitos rodeios, não consigo florear um texto, não sou poeta!
Se me perguntar o que quero me tornar é fácil responder: um bom pai, um amigo de confiança de alguém, trabalhador bom no que faz, que goste do que faz, quero me tornar um bom filho pra minha mãe, ser um cidadão decente, com princípios, ética, busco ser uma pessoa melhor, quero diminuir meus defeitos e aumentar minhas qualidades, etc...
Pra mim é mais fácil responder quem eu quero ser, do que responder quem eu sou.
Não é que eu não saiba a resposta... Eu sei! O problema é que não consigo expressar isso com palavras, por mais que eu tente, não vou conseguir descrever nem 10% do que sou. nem escrevendo e nem falando.

Comecei a procurar uma forma em que eu pudesse responder isso, e me toquei em como eu percebo quem são os outros...
Então, mais uma vez, não trago uma resposta, mas consigo ao menos trazer um meio de encontrá-la.

Minhas atitudes falam mais alto que qualquer palavra minha,
Meus pensamentos gritam silenciosamente meus valores.
Meus esforços mostram, com gotas de suor ou de lágrimas, tudo o que quero me tornar.
A forma que eu trato quem eu gosto, diz quão sincero ou falso eu sou.
O modo de tratar quem eu não gosto, demonstra minha imaturidade.
Meu cuidado com os momentos da vida, mostra minha vontade de continuar vivendo.
Minha indignação, meu modo de pensar, o que eu apoio, ou o que eu deixo de apoiar, isso mostra os valores que eu quero pra mim, o que eu quero pros outros, para os meus filhos.
O legado que quero deixar, a forma como quero ser lembrado, isso tudo depende dessas coisas:
É assim que eu vejo os outros. e é assim que eu devo me enxergar.
Quer saber quem você é?
Pense na forma que age, repare no que pensa, em como você aproveita seus momentos, se preocupe menos com o que discursa e mais com o que vive. É na sua vida que eu enxergo quem é você.

Quem sou eu?
O modo que eu vivo responde essa questão.

Dizem por aí: "Nem sempre quem te trata bem é boa pessoa, mas aquele que trata bem um desconhecido, este sempre terá seu valor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite seu comentário ao autor dessa postagem