segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Retrocesso da Especialização

Por: 


Algumas convenções culturais que me estupram goela abaixo afloram meus instintos mais primatas. Mas nas últimas duas semanas venho percebendo que uma em especial não faz o menor sentido. É essa mania de especialização.
Especialização é o nome dado à estúpida mentira que engana pessoas “letradas”, fazendo-as pensarem que estão ficando mais inteligentes e superiores. É o nome acadêmico para emburrecimento geral, do latimignorâncílious geralius. Resumindo: cada vez mais cada um só sabe conversar fluentemente sobre Um determinado assunto. Sobre Um ponto de vista. Consequentemente com apenas Um grupo de pessoas. O resultado são os chavões das mesmas balelas de sempre! Pois pode-se andar apenas por escassos assuntos comuns a todos os “mestres” e “doutores” de sabe-se lá o que.
Um sabe tudo de articulações e curiosidades intravenosas, o outro só sabe falar do que tenha nota –de resto ele baba- . Um terceiro só sabe falar dos desenrolares do mercado inflacionário. O último resume-se a leis. Pronto. É a festa do desarranjo. Quatro répteis resumindo-se aosquatro assuntos básicos...
Essa palhaçada toda começa no ensino médio –que por incrível que pareça eles não remetem “médio” à inteligência do modelo- quando se tem que escolher matérias a abdicar. Assim, “sobre quais desses assuntos você quer não saber conversar?”.
Queria eu ter uma escola aos moldes renascentistas! Ou ainda mais, participar das famosas Ágoras gregas que depois viraram Pnyx! Lá todos discorriam sobre estrelas, números ou notas com a mesma naturalidade que comentavam os jogos da semana! Todos tinham cultura para escolher seus líderes, e face à face questiona-los com argumentos não rasos os rumos por eles tomados. Por que? Porque não eram especialistas oras! Me disseram: “mas logo não eram bons mesmo em nada.” Não! Ignorante! Todos sabiam tecer conclusões lindamente arrazoadas! Aliás, ser especialista, no século V era pejorativo incrustrado apenas nas camadas mais “insignificantes” da plebe!
Aconselharam-me então: “Sabe, você tem que definir um assunto para abordar em seu blog, não dá para ficar falando sobre tudo” –nessa hora eu quis voltar atrás quanto a não acreditar no inferno-. Não! Seu rato! Não se deve falar apenas do que se sabe, mas sim falar sobre tudo para saber mais do que foi falado! Exatamente por estudar muito música é que são raríssimos os posts sobre música! Isso não faz sentido?! Eu gero mais discussões nas coisas que eu menos sei! O objetivo não é ganhar. É crescer. O movimento não está em responder, está em perguntar.
O que acontece é que alguns tem, pelo alucinógeno do puro “orgulho”, vergonha de ser corrigido. Logo, o mais seguro é mudar de assunto. Manter-me em campo mapeado. Jogar em casa. Isso é muito baixo. É simplesmente pouco. São escolados sem instrução.
Solte numa selva um Especialista e o Seu Manoel, jardineiro aqui de casa, veja no que dá. Estes arrogantes pós-doutorados seriam jantados. Abandonem um Especialista e o meu avô Zeca, lá de Piracicaba no vazio. Limpem seus traseiros com seus diplomas. Dou aos cães teus predicados de títulos!
O mundo é mais que o assunto que você se aprofunda. E você é menos assunto que imaginas. Acaso alguém faz uma trilha com um laser? Não, só é possível com uma lanterna. Pois o foco é mais aberto.

Fonte: http://minorulandia.blogspot.com/ (visitem, vale muito a pena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite seu comentário ao autor dessa postagem